Recordações

Recordações
"Morre mais cedo quem não tem bons momentos para recordar, porque não compreendeu a intensidade, a simplicidade e a brevidade que é  a vida terrena." Negrais.G
Louis Daniel Armstrong, cantor (tenor) e instrumentista (trompetista, cornetista, saxofonista), que foi considerado "a personificação do jazz". Louis Armstrong é famoso tanto como cantor quanto como solista, com seu trompete.
Nos seus primeiros anos, Armstrong foi mais conhecido por tocar corneta e trompete. Também nos seus primeiros anos, a melhor e mais conhecida música foi os Hot Five e Hot Seven. Ainda hoje ele é conhecido por isso.
Nascimento: Nova Orleans, 4 de agosto de 1901
Desencarne: Nova Iorque, 6 de julho de 1971

Cesária Évora, cantora de maior reconhecimento internacional de toda a história da música popular cabo-verdiana. Apesar de ser sucedida em diversos outros géneros musicais, Cesária Évora foi maioritariamente relacionada com a morna, por isso também apelidada de "rainha da morna". Era conhecida como a diva dos pés descalços. O filme Tchindas presta tributo a sua música.
Nascimento: Mindelo, 27 de agosto de 1941
Desencarne: Mindelo, 17 de dezembro de 2011

Barrence Eugene Carter, conhecido como Barry White, cantor, compositor, maestro e produtor musical norte-americano. Compositor de inúmeros sucessos em estilo soul e disco e de baladas românticas, e um intérprete com voz profunda e grave.
Obteve grande êxito como intérprete de baladas românticas nos anos 60. Em 1972 criou o trio feminino Love Unlimited. Posteriormente aproveitou este nome para batizar seu grupo de acompanhamento, a Love Unlimited Orchestra.
Foi considerado um dos precursores da disco' music com o lançamento, em 1974, dos sucessos Can't Get Enough of Your Love, Babe, You´re the first, the last, my everything e o tema instrumental (da Love Unlimited Orchestra) Love´s Theme. Em 1975, veio What I´m gonna do with you. Em 1976, Let the music play. Em 1979, a sua Love Unlimited Orchestra lança o hit I´m só glad that I´m a woman. No início dos anos 80, esteve no Brasil, e, antes da turnê, lançou Rio de Janeiro.
Criou-se no gueto negro da cidade de Los Angeles.
Nascimento: Galveston, 12 de setembro de 1944
Desencarne: Los Angeles, 4 de julho de 2003

James Marshall "Jimi" Hendrix (nascido Johnny Allen Hendrix; guitarrista, cantor e compositor norte-americano. Em praticamente todas as listas já publicadas de melhores guitarristas da história, ocupa o primeiro lugar, e um dos mais importantes e influentes músicos de sua era, em diversos gêneros musicais. Depois de obter sucesso inicial na Europa, conquistou fama nos Estados Unidos depois de seu desempenho em 1967 no Festival Pop de Monterey. Hendrix foi a principal atração, dois anos mais tarde, do icônico Festival de Woodstock e do Festival da Ilha de Wight, em 1969 e 1970 respectivamente. Hendrix dava preferência a amplificadores distorcidos e crus, dando ênfase ao ganho e aos agudos, e ajudou a desenvolver a técnica, até então indesejada, da microfonia.
Nascimento: Seattle, 27 de novembro de 194
2
Desencarne: Londres, 18 de setembro de 1970

Janis Lyn Joplin, cantora e compositora norte-americana. Considerada a "Rainha do Rock and Roll", "a maior cantora de rock dos anos 1960" e "a maior cantora de blues e soul da sua geração", ela alcançou proeminência no fim dos anos 1960 como vocalista da Big Brother and the Holding Company e, posteriormente, como artista solo, acompanhada de suas bandas de suporte: a Kozmic Blues e a Full Tilt Boogie. A revista Rolling Stone a considerou entre os 100 maiores artistas de todos os tempos.
As últimas gravações que Janis Joplin fez foram Mercedes Benz e Happy Trails, sendo a última feita como um presente de aniversário para John Lennon, que faria aniversário em 9 de outubro. Em entrevista, Lennon contou que a fita chegou em sua casa após a morte de Janis.
É lembrada atualmente por sua voz forte e marcante, bastante distante das influências folk mais comuns em sua época, e também pelos temas de dor e perda que escolhia para suas canções.
Nascimento: Port Arthur, 19 de janeiro de 1943
Desencarne: Los Angeles, 4 de outubro de 1970

Rosetta Tharpe, cantora, compositora e guitarrista de música gospel, teve grande popularidade na década de 1930 e 40, com uma mistura única de letras gospel e acompanhamento de início de Blues e Country Music. Pioneira da música no século XX, Rosetta foi única ao misturar o gospel com o ritmo que seria futuramente conhecido como rock.
Ousando atravessar a linha entre sagrado e secular apresentando sua música inspiradora de "luz" na "escuridão" dos clubes noturnos e salões de baile acompanhada por big bands.
Em 2007 ela foi induzida ao Blues Hall of Fame. Em 2008, um show foi organizado para angariar fundos para seu túmulo e no mesmo ano foi declarado que dia 11 de janeiro seria o dia de Sister Rosetta Tharpe na Pennsylvania e uma lápide foi colocado em seu túmulo.] Um marco histórico foi colocado em sua antiga casa em Yorktown, Philadelphia.
Nascimento: 20 de março de 1915
Desencarne: 9 de outubro de 1973

Etta James, nascida Jamesetta Hawkins, foi uma cantora norte-americana de blues, R&B, jazz e música gospel, vulgarmente apelidada de Miss Peaches.
Ficou na 22ª posição entre os maiores cantores de todos os tempos, pela revista Rolling Stone, sendo a 3ª mulher mais bem colocada.
Ela lançou vários duetos com Harvey Fuqua (dos The Moonglows), dos quais surgiu o seu maior sucesso já gravado, a belíssima e clássica "At Last". A canção, que apareceu juntamente com outros êxitos como "All I Could Do Was Cry" e "Trust in Me", foi incluída no seu álbum de estreia, "At Last!”.
Em 2003 Etta James recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.
Nascimento: Los Angeles, 25 de janeiro de 1938 
Desencarne: Riverside, 20 de janeiro de 2012

Freddie Mercury, nome artístico de Farrokh Bulsara, foi um cantor, pianista e compositor britânico, que ficou mundialmente famoso como fundador e vocalista da banda britânica de rock Queen, que ele integrou de 1970 até o ano de sua morte.
Seu trabalho com Queen ainda lhe gera reconhecimento até os dias de hoje: Mercury é citado como principal influência de muitos outros cantores e bandas. Em 2006, ele foi nomeado a maior celebridade africana de todos os tempos e também eleito o maior líder de banda da história em uma votação pública organizada pela MTV americana. Em 2008, ele ficou na décima oitava posição na lista dos "100 Maiores Cantores de Todos os Tempos" da revista Rolling Stone, e no ano seguinte a Classic Rock o nomeou o maior vocalista de rock and roll. Com os Queen, Mercury já vendeu mais de 150 milhões de discos em todo o mundo.
Com o Queen, Mercury lançou quinze álbuns, incluindo um disco póstumo, e também lançou dois álbuns solo.
Nascimento: Zanzibar, 5 de setembro de 1946
Desencarne: Londres, 24 de novembro de 1991

James Joseph Brown Jr., cantor, dançarino, compositor e produtor musical norte-americano reconhecido como uma das figuras mais influentes do século XX na música. Em vida, vendeu mais de 100 milhões de álbuns e é reconhecido como um dos maiores artistas de todos os tempos.
Como um prolífico cantor, compositor, dançarino e bandleader, Brown foi uma força fundamental na indústria da música. Deixou sua marca em diversos artistas ao redor do mundo, incluindo o Rei do Pop Michael Jackson, influenciando até mesmo os ritmos da música popular africana, como o afrobeat, juju e mbalax e forneceu o modelo para todo um subgênero do funk, o go-go.
Nascimento: Barnwell, 3 de maio de 1933
Desencarne: Atlanta, 25 de dezembro de 2006

Israel Ka‘ano‘i Kamakawiwo'ole, mais conhecido como Israel Kamakawiwo'ole ou Bruddah IZ (pronúncia IPA [kamakaʋiwoˈʔole];  cantor e compositor havaiano. Kamakawiwo'ole, que usava também o nome "Braddah IZ", foi muito famoso em sua terra natal e era descendente de uma linhagem pura de nativos havaianos. Nunca ocultou a sua posição a favor da independência do Havaí e de defesa dos direitos dos nativos. É um dos nomes mais conhecidos do estado americano do Havaí.
Mais de 10.000 pessoas compareceram ao seu funeral em 10 de julho de 1997, o caixão de madeira estava no edifício do Capitólio, em Honolulu. Ele foi a terceira pessoa na história do Havaí a receber esta honra (os outros dois foram o senador Spark Matsunaga e o governador John A. Burns) Suas cinzas foram espalhadas pelo Oceano Pacífico em M'kua Praia em 12 de julho de 1997.
Nascimento: Honolulu, 20 de maio de 1959
Desencarne: Honolulu, 26 de junho de 1997

Otis Redding, cantor de soul norte-americano conhecido por seu estilo passional e pelo sucesso póstumo "(Sittin' On) the Dock of the Bay". Foi considerado, pela revista Rolling Stone, o 8° maior cantor e o 21° maior artista de todos os tempos.
Em 1962, fez a sua primeira marca no mundo da música, durante uma sessão de Johnny Jenkins, quando o estúdio ficou vago, ele gravou "These Arms of Mine", uma balada de sua autoria. A música virou um pequeno hit pela "Volt Records", uma subsidiária do renomado selo sulista Stax Records que tinha sede em Memphis, Tennessee. Redding compunha a maioria de suas músicas, prática não muito comum na época, às vezes em parceria com Steve Cropper (do grupo Booker T. & the MG's). Em julho de 1967, ele se apresentou no influente Festival Pop de Monterey.
Nascimento: Dawson, na Geórgia, 9 de setembro de 1941
Desencarne: Madison, no Wisconsin, 10 de dezembro de 1967





Estátua de Otis no Gateway Park, em Macon - USA
William James "Count" Basie, pianista, organista, líder de banda e compositor de jazz americano. Sua mãe ensinou-o a tocar piano e começou a tocar na adolescência. Saindo da escola, ele aprendeu a operar luzes para vaudeville e a improvisar o acompanhamento de filmes mudos em um cinema local em sua cidade natal de Red Bank, Nova Jersey. Aos 16 anos, ele tocava cada vez mais jazz em festas, resorts e outros locais. Em 1924, ele foi para Harlem, onde sua carreira profissional se expandiu;
Em 1935, Basie formou sua própria orquestra de jazz, a Orquestra Count Basie e, em 1936, levou-os a Chicago para sua primeira gravação. Ele liderou o grupo há quase 50 anos, criando inovações como o uso de dois saxofones tenores "divididos", enfatizando a seção rítmica, riffing com uma grande banda, usando arranjadores para ampliar seu som e outros.
Nascimento: 21 de Agosto de 1904, EUA
Desencarne:26 de Abril de 1984, EUA

Jack Leroy "Jackie" Wilson Jr. mais conhecido pelo nome artístico Jackie Wilson,  cantor e performer norte-americano.
Conhecido pelas alcunhas Mr Escitement e The Black Elvis, Wilson foi altamente importante na transição do rhythm and blues para o soul. Ele era conhecido como um showman, e como um dos cantores mais dinâmicos de R&B e da história do Rock. Ganhando fama em seus primeiros anos como um membro do grupo vocal The Dominoes, seguiu carreira solo em 1957 e gravou mais de 50 singles de sucesso que se estendeu de R&B, pop, soul, doo-wop e adult contemporary.
Nascimento: Detroit, 9 de junho de 1934
Desencarne: Mount Holly, 21 de janeiro de 1984

Ella Jane Fitzgerald, mundialmente conhecida como a "Primeira Dama da Canção" e "Lady Ella", foi uma consagrada atriz, cantora e compositora de jazz norte-americana.
Ella Fitzgerald é considerada uma das intérpretes supremas do chamado Great American Songbook, teve uma carreira que durou 59 anos, venceu 14 prêmios Grammy e recebeu a Medalha Nacional das Artes do presidente americano Ronald Reagan, bem como a Medalha Presidencial da Liberdade, do sucessor de Reagan, George H. W. Bush.
Nascimento: Newport News, 25 de abril de 1917
Desencarne: Beverly Hills, 15 de junho de 1996

Com uma extensão vocal que abrangia três oitavas, era notória pela pureza de sua tonalidade, sua dicção, fraseado e entonação impecáveis, bem como uma habilidade de improviso "semelhante a um instrumento de sopro", particularmente no scat.
Nat King Cole, nome artístico de Nathaniel Adams Coles, foi um cantor e pianista de jazz norte-americano. Suas músicas românticas tinham um toque especial junto a sua voz associada ao piano, tornando-o assim um artista de grande sucesso.  Em 1948 comprou uma casa em um condomínio só de brancos nos arredores de Los Angeles. A KKK ateou fogo em uma cruz em frente à sua casa. O conselho do condomínio disse-lhe que não queriam indesejáveis mudando-se para lá. Ele concordou e disse "Eu também não, se eu vir alguém indesejável mudando-se, serei o primeiro a reclamar".
Nascimento: Montgomery, 17 de março de 1919
Desencarne: Santa Mônica, 19 de fevereiro de 1965

Cole lutou contra o racismo toda sua vida e raramente apresentou-se em lugares segregacionistas.
Charles Spencer Chaplin,  Chaplin ficou conhecido por sua versatilidade nas artes, sendo que em Luzes da Ribalta, foi diretor, produtor, financiador, roteirista, músico, cinematógrafo, regente de orquestra e ator.
Alguns temas musicais de seus filmes como os de O Garoto, Luzes da Cidade, Tempos Modernos e Luzes da Ribalta são inesquecíveis. Ele era ator, músico, cineasta, produtor, empresário, escritor, poeta, dançarino, coreógrafo, humorista, mímico e regente de orquestra.
Nascimento: Londres, 16 de abril de 1889
Desencarnou: Corsier-sur-Vevey, 25 de dezembro de 1977

Chuck Berry, nome artístico de Charles Edward Anderson Berry, compositor, cantor e guitarrista. É um dos pioneiros do rock and roll. Foi eleito pela revista Rolling Stone o 5º maior artista da música de todos os tempos, e foi considerado o sétimo melhor guitarrista do mundo pela mesma revista. Chuck Berry teve seis de suas músicas incluídas na lista das 500 melhores canções de sempre da revista Rolling Stone, sendo "Johnny B. Goode" a sétima da lista.Nascimento: Saint Louis, 18 de outubro de 1926
Desencarne: St. Charles, 18 de março de 2017

Com relação à sua música mais famosa, "Johnny B. Goode", há, ainda, a curiosidade de ser um dos sons humanos levados pelas naves Voyager 1 e 2 para o espaço, caso haja contato com seres extraterrestres.
Marvin Gaye nascido Marvin Pentz Gay, Jr., cantor popular de soul e R&B, arranjador, multi-instrumentista, compositor e produtor. A carreira de Marvin tem sido descrita como uma das que "abarcam toda a história do R&B, do doo-wop dos anos cinquenta ao soul contemporâneo dos anos oitenta." Críticos têm também afirmado que a produção musical de Gaye "significou o desenvolvimento da black music a partir do rhythm'n blues, através de um sofisticado soul de consciência política nos anos setenta e de uma abordagem maior em assuntos de cunho pessoal e sexual."
Nascimento: Washington, 2 de abril de 1939
 Desencarne: Los Angeles, 1 de abril de 1984

Uma conversa entre Michael Jackson e Marvin Gaye
Com 20 anos então, Michael lutou contra a timidez para dizer:  -“Eu só passei aqui para dizer Olá para o meu cantor favorito.”
-“Eu amo você, Michael”, disse Marvin.
-"Eu nunca serei Michael Jackson”, disse Marvin.
_“E eu nunca vou ser Marvin Gaye” Michael disse.
Trecho da Conversa

Édith Giovanna Gassion, ou simplesmente, Édith Piaf, cantora francesa de música de salão e variedades, mas foi reconhecida internacionalmente pelo seu talento no estilo francês da chanson. Em 1935, Édith foi descoberta cantando na rua da área de Pigalle por Louis Leplée, dono do cabaré Le Gerny's, situado na avenida Champs Élysées, em Paris.  Lepleé, vendo o quão nervosa Piaf ficava ao cantar, começou a ensinar-lhe como se portar no palco e disse-lhe para começar a usar um vestido preto quando se apresentasse, vestuário que mais tarde se tornou sua marca registrada como roupa de apresentação.
Nascimento: Paris, 19 de dezembro de 1915
Desencarne: Plascassier, 10 de outubro de 1963

Em 1945, Piaf escreveu uma de suas primeiras canções: "La Vie en rose", a canção mais célebre dela e seu grande clássico.
Eleanora Fagan Gough, conhecida pelo nome artístico Billie Holiday Lady Day, foi uma cantora e compositorde jazz. Ela é considerada a maior de todas as cantoras do jazz. Na busca de algum dinheiro. Entrando em um bar do Harlem, ofereceu-se como dançarina, mostrando-se um desastre. Penalizado, o pianista perguntou-lhe se sabia cantar. Billie cantou e saiu com um emprego fixo. Billie nunca teve educação formal de música e seu aprendizado se deu ouvindo Bessie Smith e Louis Armstrong.
Nascimento: Filadélfia, 7 de abril de 1915 
Desencarne: Nova Iorque, 17 de julho de 1959

Dean Martin, um dos mais influentes artistas do século 20, tanto na música, televisão, bem como no cinema. Seu nome de batismo é Dino Paul Crocetti. Possui três estrelas na "calçada da fama", uma (6519 Hollywood Boulevard) por seu trabalho no cinema, a segunda (1817 Vine) por suas gravações, e a terceira (6651 Hollywood Boulevard) por seu trabalho na televisão. Um dos seus filhos também se tornou cantor e ator Dean Paul Martin, cuja morte prematura fez o pai encerrar a carreira. Após morte do filho, Dean mergulhou em bebidas e se afastou do palco, tal fase se seguiu até sua morte.
Nascimento: Steubenville, 7 de junho de 1917
Desencarne: Beverly Hills, 25 de dezembro de 1995

Michael Joseph Jackson, cantor, compositor, dançarino, produtor, empresário, arranjador vocal, filantropo, pacifista e ativista. Iniciou na carreira profissional aos onze anos como vocalista dos Jackson 5; começou logo depois uma carreira solo em 1971, permanecendo como membro do grupo. Reconhecido nos anos seguintes como Rei do Pop (King Of Pop), cinco de seus álbuns de estúdio se tornaram os mais vendidos mundialmente de todos os tempos: Off the Wall (1979), Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991) e HIStory (1995). Lançou-se em carreira solo no início da década de 1970, ainda pela Motown, gravadora responsável pelo sucesso do grupo formado por ele e os irmãos.
Segundo a revista Rolling Stone, Michael Jackson, faturou em vida cerca de sete bilhões de dólares, fazendo dele o artista mais rico de toda a história, e um ano após sua morte faturou cerca de um bilhão de dólares.
Nascimento: Gary, 29 de agosto de 1958
Desencarne:  Los Angeles, 25 de junho de 2009

Ray Charles Robinson, pianista, pioneiro e cantor de música soul, blues, jazz que ajudou a definir o seu formato ainda no fim dos anos 50, além de um inovador intérprete de R&B.
Considerado um dos maiores gênios da música norte-americana,
Ray Charles também foi um dos responsáveis pela introdução de ritmo gospel nas músicas de R&B.
Foi eleito pela Rolling Stone o 2º maior cantor de todos os tempos e 10º maior artista da música de todos os tempos.
Nascimento: Albany, 23 de setembro de 1930
Desencarne: Los Angeles, 10 de junho de 2004

Billy Paul, nascido Paul Williams, cantor de soul, vencedor do Grammy, mais conhecido por seu single, 1º lugar nas paradas, "Me and Mrs. Jones", assim como o álbum de 1973 e o single "War of the Gods", que combina os estilos pop mais convencional, soul e funk com influências de estilos de música eletrônica e psicodélica. Ele era normalmente identificado por seu estilo vocal diverso que variva de um soul suave para uma voz um estilo baixo e rouco.
Nascimento: Filadélfia, 1 de dezembro de 1934 —
Desencarne: Blackwood, 24 de abril de 2016

Alwyn Lopez Jarreau, cantor,  conhecido como Al Jarreau. Versátil em seu estilo de cantar, foi premiado sete vezes com o Grammy, sendo o único a vencer o prêmio em três categorias distintas: jazz, pop e R&B.
Nascimento: Milwaukee, 12 de março de 1940
 Desencarne: Los Angeles, 12 de fevereiro de 2017.

Eunice Kathleen Waymon mais conhecida pelo nome artístico Nina Simone, pianista, cantora, compositora e ativista pelos direitos civis dos negros norte-americanos. É bastante conhecida nos meios musicais do jazz, mas trabalhou com diversos estilos musicais na vida, como música clássica, blues, folk, R&B, gospel e pop.
Nascimento: Tryon, 21 de fevereiro de 1933.
Desencarne:  Carry-le-Rouet, 21 de abril de 2003
.

Elvis Aaron Presley foi um cantor, músico e ator, mundialmente denominado como o Rei do Rock e com a alcunha de "Elvis, The Pelvis", pela forma extravagante, mas ousada como dançava e se mexia, adquirida na década de 50. Uma das maiores virtudes de Elvis Presley, era a sua voz, devido ao seu alcance vocal, que atingia, segundo especialistas, notas musicais de difícil alcance para um cantor popular.
Nascimento: Tupelo, 8 de janeiro de 1935
Desencarne: Memphis, 16 de agosto de 1977

Francis Albert "Frank" Sinatra, cantor, ator, e produtor, amplamente considerado um dos mais populares e influentes artistas musicais do século 20. Frank Sinatra, fez um show histórico no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, no estádio do Maracanã. O local estava lotado em 26 de janeiro de 1980. Nessa oportunidade, tocou para 170 mil pessoas, entrando para o Livro Guiness dos Recordes.
Nascimento: Hoboken, 12 de dezembro de 1915
Desencarne: Los Angeles, 14 de maio de 1998

Share by: