Férias

Resultado de imagem para gifs brincar
Caderno de Férias, uhuuu...
Esse caderno só terá matérias nos meses de férias.
Julho, dezembro, janeiro.
Espero que vocês se divirtam e curtam nossas dicas.
Boas férias!
Papo Sério
Férias período tão aguardado, sejam elas escolares ou trabalhista.  Nada melhor do que poder se divertir ao lado da família e dos amigos.  Então aproveite as dicas de férias da Bagala e boa diversão.
Férias é garantido não somente pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) como pela própria Constituição Federal de 1988. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) entende que as férias são um direito essencial para garantir a segurança e a saúde do trabalhador.

Resultado de imagem para gifs férias com movimento
Dezembro de 2017
Olá, meu nome é Maresol Feliz.
Vou aparecer por aqui, de vez em  quando, para dar algumas dicas. Agora quero falar sobre férias....  Adoro férias!
Nas férias eu gosto de brincar com meus amigos, passear com minha família, visitar meus parentes, ler, ir ao cinema, andar de bicicleta, aproveito para brincar muito com meu cachorro e muita mais e você? O que mais gosta de fazer nas suas férias?
Uma coisa bem legal que você pode fazer e perguntar para seus pais, tios, avós do que eles brincavam quando eram criança e pedir a ajuda deles para aprender a brincadeira deles. Vai ser um momento muito agradável ao lado da sua família. Experimente!
Resultado de imagem para GIF criança negra brincando desenho
Inhotim
Rua B, 20, Inhotim, Brumadinho. MG - Brasil
www.inhotim.org.br Fone: 55 31 3571-9700, info@inhotim.org.br

FUNCIONAMENTO DE FIM DE ANO
Neste fim de ano, o Instituto Inhotim não abrirá nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. Já nos dias 26 a 30 de dezembro, o funcionamento é normal: de terça a sexta, das 9h30 às 16h30; e sábados e domingos, das 9h30 às 17h30.
Memorizando a Biodiversidade

Na Estação Educativa para Visitantes, crianças e adultos estão convidados a se divertirem com um jogo da memória sobre espécies botânicas presentes no Inhotim, na Mata Atlântica e no Cerrado.

A Matemática e a Arte

Como a matemática se relaciona com o acervo artístico do Inhotim? Esse é o tema da visita mediada gratuita de dezembro, que acontece nas quartas e nos finais de semana, às 10h30.

Visitas mediadas gratuitas

Todos os dias de funcionamento, o Inhotim oferece visitas gratuitas mediadas pela sua equipe educativa. A Visita Temática sai às quartas e fins de semana, às 10h30. E a Visita Panorâmica, de terça a domingo, às 11h e às 14h.

"Ler muito é um dos caminhos para a originalidade; uma pessoa é tão mais original e peculiar quanto mais conhecer o que disseram os outros."
Miguel Unamuno

Céu na Calçada - Um olhar pela cidade

Michele Iacocca

Este livro traz cenas do dia a dia urbano em imagens e versos. São 12 poemas, que falam do trânsito à brincadeira das crianças, da velhinha que dá migalhas aos pombos à multidão de gente pelas calçadas...

O Príncipe e o Pobre

Baseado no livro de Mark Twain

A história é baseada em Eduardo VI que se tornou rei ainda menino, para criar o príncipe desta historia - Eduardo tinha apenas 9 anos quando morreu seu pai, o Henrique VIII, e ele tornou-se rei da Inglaterra e da Irlanda. No entanto, reinou por apenas 5 anos, pois morreu aos 15, de doença pulmonar.

Zekeyê
e os Olhos da Noite

Nathalie Dieterlé

As crianças africanas Zekeyê e Maína vivem na mesma aldeia. As outras crianças não gostam de brincar com Maína - por ela ser cega eles acham que não acompanha direito os jogos e passeios pela floresta. Zekeyê, solidário e amigo, está sempre com ela. Seus amiguinhos da aldeia, num final de tarde, vão mata adentro e se perdem em meio à tempestade e ao escuro da noite. Não há adulto que possa ajudá-los sem se perder também. O corajoso Zekeyê quer ajudar de qualquer maneira, e pensa que Maína, com seus sentidos tão apurados, possa chegar até às crianças perdidas e trazê-las de volta à aldeia.

Poesia na Varanda

Sonia Junqueira

Esta obra apresenta um poema sobre onde se pode encontrar a poesia - na planta que brota, na chuva que cai, numa canção, no céu estrelado, entre outros. Versos que buscam apontar para um possível lugar da poesia

O Símbolo da Fé

Gilvanize Balbino

Passado entre 52 d.C e 73 d.C, a obra conta a história do apóstolo Marcos, exemplo vivo de fé, que, mesmo não tendo conhecido Jesus, conseguiu registrar a passagem Dele por meio dos relatos de Pedro. Um livro surpreendente e emocionante, sobre amor, perdão e a importância da fé.

O Diário de Anne Frank

Anne Frank

"12 de junho de 1942 - 1° de agosto de 1944. Ao longo deste período, a jovem Anne Frank escreveu em seu diário toda a tensão que a família Frank sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. Ao fim de muitos dias de silêncio e medo aterrorizante, eles foram descobertos pelos nazistas e deportados para campos de concentração. Anne inicialmente segui para Auschwitz e mais tarde para Bergen-belsen."


Espada de Vidro
Victoria Aveyard

O sangue de Mare Barrow é vermelho, da mesma cor da população comum, mas sua habilidade de controlar a eletricidade a torna tão poderosa quanto os membros da elite de sangue prateado. Depois que essa revelação foi feita em rede nacional, Mare se transformou numa arma perigosa que a corte real quer esconder e controlar. Quando finalmente consegue escapar do palácio, Mare descobre algo surpreendente: ela não era a única vermelha com poderes. Agora, enquanto foge, a garota elétrica tenta encontrar e recrutar outros sangue-novos como ela, para formar um exército contra a nobreza opressora. Essa é uma jornada perigosa, e Mare precisará tomar cuidado para não se tornar exatamente o tipo de monstro que ela está tentando deter.


O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares

Ransom Riggs

Tudo está à espera para ser descoberto em ´O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares´, um romance que tenta misturar ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas.

Para Nós, Brasileiros, O Estudo Da História Da África Tornou-se Indispensável, Tendo Em Vista Que A Formação De Nosso País Se Confunde, Em Grande Medida, Com A Própria História Do Negro No Brasil. Todavia, O Desconhecimento Sobre As Origens De Grande Parte De Nossos Antepassados É Enorme, Contribuindo Para A Difusão E A Permanência De Preconceitos Extremamente Arraigados. Dessa Forma, É Urgente Que Se Resgate A Trajetória De Um Continente Que, Além De Vir Sofrendo, Desde O Século Xv, Uma Pilhagem Sistemática Por Parte Dos Países Capitalistas Centrais, Contribuiu De Maneira Insofismável Para A Constituição De Nosso Próprio Povo. De Fato, Ao Se Analisar A Formação Do Brasil, Não Há Mais Como Se Falar Na Contribuição De Três Raças, Negando-Se, Entretanto, O Importante Papel Do Indígena E Do Negro. Na Verdade, Tudo Que Somos E Seremos Traz A Marca Indelével Dessa Experiência De Encontro. Conhecê-la É, Portanto, Fundamental Para Que Possamos Entender Nosso Passado E Construir Um Futuro Pluralista E Democrático.
Algumas dicas para você curtir bem seu verão.
Férias é sempre muito bom, e no verão então tem gostinho de quero mais. Apenas lembre-se  tomar certos cuidados:
  1. Não utilize câmaras de bronzeamento.
  2. Use camisetas, chapéus, bonés e protetores solares.
  3. Use filtros solares diariamente e não somente em horários de lazer e diversão.
  4. Evite exposição excessiva ao sol e permaneça à sombra entre 10h e 16hs (horário de verão).
  5.  Beba água, sucos, água de coco e mantenha-se sempre hidratado. Não se esqueça de oferecer às crianças!
  6. Use roupas leves apropriadas ao verão.
  7. Prefira passeios em lugares abertos.
Resultado de imagem para GIF criança negra brincando desenho
Assistir bons filmes é viver  a magia, o encantamento é viajar por lugares nunca antes explorados, é ter a possibilidade de ser herói e vilão ao mesmo tempo. Assistir bons filmes é permitir-se sonhar...
Negrais.G

Adorável Júlia

Tom, um jovem ator, é apresentado à diva dos palcos, Julia Lambert, por seu marido. Ele se envolve romanticamente com ela tentando subir na carreira e, quando é desmascarado, é vítima de elaborada vingança.


A um passo da Eternidade

Em um alojamento do exército havaiano, nos dias que antecedem o ataque ao Pearl Harbor, um soldado solitário e campeão de boxe, "Prew"' Prewitt (Montgomery Clift), se recusa a lutar, preferindo tocar clarinete. O rapaz é submetido a uma série de torturas e punições sob a ordem do severo capitão Holmes (Philip Ober). Enquanto isso, a esposa do capitão inicia um romance com o sargento Warden (Burt Lancaster), sem o conhecimento de Holmes.

Dragão Dourado

Chris Chase é um arqueólogo que é enviado a uma escavação na China. Seu filho teme não encontrar nada divertido para fazer no local, mas logo ele descobre, junto de uma amiga, que há um monstro misterioso escondido em um templo lendário. Ele não acredita na história, mas os dois decidem partir sozinhos em busca do segredo por trás do dragão oriental.
A Invenção de Hugo Cabret

Hugo é um garoto de 12 anos que vive numa estação de trem em Paris no começo do século 20. Seu pai, um relojoeiro que trabalha em um museu, morre pouco depois de mostrar a Hugo a sua última descoberta: um androide. Hugo faz amizade com uma jovem que tem uma chave que cabe no fecho existente no robô. É o início de uma surpreendente aventura.

Resultado de imagem para gifs de feliz ano novo com movimento
Julho de 2017
Férias no Museu

Com a chegada das férias, vem a dúvida, onde levar as crianças?
Uma ótima sugestão e levar os pequenos para visitar museus que nessa época costumam ser boas opções de passeio. Além disso eles se divertem num ambiente rodeado de cultura.
A ida ao museu ensina o respeito pela arte, amplia seu repertório cultural e entre outras coisas ensina-o a ser observador e a ter opinião sobre as coisas.
O ideal e que antes da ida ao museu, você prepare o pequeno visitante sobre o que ele vai ver e como deve se comportar, ensinar que não deve correr pelos corredores e nem tocar os objetos.
Prepare-se por que ao sair do museu eles vão fazer muitas perguntas, vão estar com a cabeça cheia de novidades e curiosidades.
Outra vantagem de visitar museus e que eles estão na contra mão do consumismo desenfreado que existe em alguns ambientes que são muitos frequentados pelas famílias brasileiras. Esses locais tem como fundamento o consumo e não a cultura e sem perceber ou por motivo de uma suposta segurança, muitos pais acabam levando seus filhos com frequência para esses estabelecimentos.
Museus te ajuda a conhecer os povos e sua vida e seus costumes, existe muitas formas de se adquirir cultura mas, no museu você vivencia toda a história que foi vivida pelos antepassados.
Em 2013 o Brasil possuía 3.300 museus e 5.600 municípios. Então se você mora num desses municípios que tem o privilégio de ter um, visite-o!
Para saber mais acesse:
http://www.museus.gov.br/os-museus/museus-do-brasil/
Citaremos alguns exemplos de museus com atividades nas férias, mas você pode e deve procurar outros museus, porque museu quanto mais, melhor. Aproveite e boas férias!


Museu do Café
Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP
Telefone: (13) 3213-1750

Espaço Café com Leite volta ao Museu do Café durante férias de julho
De quarta a domingo, de 5 a 30, atividades para o público infantil proporcionam diversão e aprendizado
 As férias estão se aproximando e a garotada começa a ficar animada e em contagem regressiva. Para tornar essa época ainda mais divertida, o Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza mais uma edição do Espaço Café com Leite com jogos e atividades educativas, de 05 a 30 de julho. O espaço funcionará de quarta a domingo, das 11h às 17h.
O ambiente terá piscina de bolinhas, pula-pula, fantasias e jogos educativos. Sucesso no mês de janeiro, o “Cafezalzinho” continuará compondo o espaço, permitindo a vivência do dia a dia de uma fazenda de forma lúdica. Aproximando os pequenos da rotina de um cafezal e ensinando sobre o cultivo, colheita, secagem, torra, moagem dos grãos e o preparo da bebida, monitores realizarão as atividades em cinco horários: 12h, 13h, 14h, 15h e 16h.
 Como já é tradição, os sábados e domingos contarão com uma programação especial, sempre às 15h. Nos dias 08, 09, 29 e 30, roteiros lúdicos infantis serão realizados pelo Centro Histórico de Santos. Com esse passeio, as famílias poderão conhecer mais sobre a história do café dentro e fora do palácio da antiga Bolsa Oficial de Café.
 Apresentando o preparo do café de forma didática, os baristas do Centro de Preparação de Café ministrarão a Oficina “Minibarista”. Nos dias 15 e 23, a garotada de 5 a 10 anos poderá desenhar na bebida com chocolate em pó ou em calda. Já nos dias 16 e 22, o Núcleo Educativo do Museu promove a união entre os filhos e pais com a apresentação do teatro de fantoches.
O Espaço Café com Leite funciona no interior do Museu do Café e o valor de entrada custa R$ 10,00, sendo que as crianças até 5 anos não pagam e estudantes pagam meia-entrada. O ingresso também proporciona a visita às exposições em cartaz. O espaço tem capacidade para 40 pessoas simultaneamente (criança e acompanhante), com faixa etária de 0 a 10 anos.
 O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 10, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.
 Serviço:
Espaço Café com Leite
Data: 5 a 30 de julho (quarta a domingo)
Horário: 11h às 17h
Preço: R$ 10,00
 Roteiro Lúdico Infantil
08 e 29/07 | SÁB | 15h / 09 e 30/07 | DOM | 15h
Faixa Etária: Livre
 Oficina “Minibarista”
15/07 | SÁB | 15h / 23/07 | DOM | 15h
Faixa Etária: 5 a 10 anos
Teatro de Fantoches
16/07 | DOM | 15h / 22/07 | SÁB | 15h
Faixa Etária: Livre

Museu de Arqueologia e Etnologia UFBA
Terreiro de Jesus, s/n, Prédio da Faculdade de Medicina, Pelourinho, Salvador, Bahia, Brasil. CEP: 40025-010
O MAE/UFBA funciona de segunda a sexta, das 09h às 17h. O valor do ingresso é R$10,00 (inteira), R$5,00 (meia), sendo que estudante de escola pública tem isenção.
Estamos com a exposição "Índios - Os Primeiros Brasileiros" em cartaz até final de julho. Para maiores informações consulte nosso site: www.mae.ufba.br

Museu Imperial
Rua da Imperatriz, 220 / Centro - Petrópolis - RJ
CEP: 25610-320, Tel.: 55 (24) 2233-0300 / 2233-0360
O Setor de Educação do Museu Imperial desenvolve projetos educativos que são gratuitos a partir de agendamento prévio. Porém, todos eles são destinados a grupos institucionais, como escolas, ONGs, projetos de Secretarias de Estado, entre outros. Temos uma Biblioteca Infantil que desenvolve uma programação mensal para grupos escolares, e que estende suas atividades ao público infantil da comunidade de Petrópolis e de outras localidades apenas nos meses de janeiro e fevereiro.
Em julho, havendo interesse de grupos não escolares para participar das atividades da Biblioteca Rocambole, poderemos proceder ao agendamento de crianças que estarão em visita ao Museu com seus familiares. A programação da Biblioteca Rocambole encontra-se disponível no blog http://bibliotecarocambole.blogspot.com.br/. As atividades do mês de julho estarão disponíveis a partir do dia 03.
Os horários e preços para visitar o Museu são os abaixo informados.
HORÁRIOS
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Bilheteria: de terça a domingo, das 11h às 17h30
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h
Atendimento nos setores técnicos: de segunda a sexta, das 13h30 às 17h30, e na parte da manhã, mediante agendamento prévio.
PREÇOS
Palácio: Inteira: R$10,00 / Meia: R$5,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 5,00
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito
Gratuidade: Brasileiros maiores de 80 anos e menores de 7 anos, guias de turismo com registro na Embratur e portadores de necessidades especiais.
Um Sarau Imperial: Inteira: R$14,00 - Meia: R$7,00*
*Estudantes - Carteira escolar ou pagamento de mensalidade; idosos com idade superior a 60 (sessenta) anos - carteira de identidade; professores - carteira funcional, contracheque ou documento que vincule à profissão.
Gratuidade: Menores de 2 (dois) anos, portadores de necessidades especiais, guias de turismo (carteira devidamente registrada no órgão competente).
Som e Luz: Inteira: R$20,00 / Meia: R$10,00
Gratuidade: Brasileiros maiores de 80 anos e menores de 7 anos, guias de turismo com registro na Embratur e portadores de necessidades especiais.


Museu da Escrita
Rua Dr. Walder Studart, nº56, bairro Dionísio Torres, Fortaleza - CE.
O Museu da Escrita, em homenagem a professora sobralense Maria Isaurita Gomes Morais, genitora do idealizador do projeto, está localizado no município de Fortaleza, estado do Ceará, tendo iniciado suas atividades em Novembro de 2012.
O museu mantém seu funcionamento durante o período das férias justamente para estimular as famílias a nos visitarem. Durante esse período todos os visitantes pagam meia R$ 10,00, e o museu funciona de segunda à sexta, das 9:00 as 13:00.
   
Inhotim
Rua B, 20, Inhotim, Brumadinho. MG - Brasil
www.inhotim.org.br Fone: 55 31 3571-9700, info@inhotim.org.br
O funcionamento geral do parque:
O parque está aberto de terça a sexta, das 9h30 às 16h30 e, nos finais de semana e feriados, das 9h30 às 17h30.
A entrada é gratuita às quartas-feiras, exceto feriados.
Terça e quinta-feira: R$ 40,00
Sexta, sábado, domingo e feriado: R$ 40,00. Crianças de até 5 anos não pagam ingresso e não pagam o transporte interno nas rotas.
Concedemos meia entrada a:
_Estudantes (mediante apresentação da carteira de estudante na validade e com foto, boleto ou comprovante de matrícula atualizado e documento com foto);
_Maiores de 60 anos (mediante apresentação da carteira de identidade);
_Crianças de 6 a 12 anos (mediante apresentação do documento);
_Assinantes dos Jornais: Estado de Minas, O Tempo, Revista Piauí (mediante a apresentação da carteira de assinante, essa categoria dá direito a duas meias entradas);
_ Funcionário da JChebly e Cemig (mediante apresentação do crachá da empresa).
_Funcionários da Petrobras e mais 1 acompanhante, mediante apresentação de crachá da empresa.
_Clientes do cartão Petrobras e mais 1 acompanhante, mediante identificação pelo cartão.
_Funcionários da Vale, mediante apresentação de crachá, e mais 3 dependentes, mediante apresentação do RG e da carteira da AMS (plano de saúde).
_Professores (mediante apresentação do contracheque atualizado e documento com foto ou uma declaração da entidade empregadora).
-Id Jovem (mediante a apresentação do cartão dentro da validade e documento com foto).
Membros do ICOM e Jornalistas identificados têm isenção de entrada.
O parque oferece transporte interno que facilita a visita às áreas mais afastadas. O custo desse serviço é R$ 28,00 por pessoa.
Formas de pagamento:
Dinheiro, American Express, Elo, Mastercard, Visa e Vale Cultura da bandeira ALELO

Julho/2017 começa com uma grande novidade! O aplicativo Inhotim está disponível gratuitamente para Android e iOS, transformando sua visita com conteúdos inéditos, facilitando sua localização e dando dicas de caminhos possíveis dentro do Instituto.  
Publicado a 19/09/2014
Dois museus brasileiros estão entre os melhores da América do Sul e os 25 do mundo, segundo o site de viagens e turismo Tripadvisor. É o museu Ricardo Brennand, em Pernambuco e o Instituto Inhotim, em Minas Gerais, que recebe pelo menos duas mil visitas por dia.
Reportagem de Monizy Amorim e Cláudio Fiuza

Ler
"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede."
Carlos Drummond de Andrade

Você pode aproveitar as férias e viajar dentro de um livro.
Leia! A leitura te ajuda a conhecer novos lugares, pessoas diferentes, te ensina muitas coisas. Quem tem o habito de ler, tem mais facilidade de escrever,  de expandir seus pensamentos e se expressa melhor.
Aproveite as férias para ler bons livros.
Escolha o seu e boa viagem!

O Menino Marrom
Esta é a história de um menino marrom, mas fala também de um menino cor-de-rosa. São dois perguntadores inveterados que querem descobrir juntos os mistérios das cores. “Quem inventou que o contrário de preto é branco?”.“Se um de nós é marrom e outro não é exatamente branco, por que nos chamam de preto e branco?”. São muitas as perguntas, e muitas serão as descobertas.
O Baú das Histórias
Um conto africano recontado e ilustrado por Gail E. Haley. O baú de histórias mostra como é importante recuperar a memória de um povo, de uma nação, como parte do acervo cultural.
Vencedor do prêmio The Caldecott Medal, mostra como homens e animais, pequenos e frágeis podem superar e vencer grandes dificuldades. Tudo isso com o colorido e as tradições do mundo africano.

As Tranças de Bintou

Este livro conta a história de Bintou, uma menina negra que não se contenta com seus 'birotes' no cabelo e sonha usar tranças como sua irmã mais velha. A história é contada a partir de um contexto cultural específico, um momento universal - a passagem da infância para a adolescência.

Obax

Quando o sol acorda nos céu das savanas, uma luz fina se espalha sobre a vegetação escura e rasteira. O dia aquece e é hora de descobrir muitas aventuras.

Chuva de Manga
Este é um conto sobre uma chuva leve, uma mangueira em flor e o poder da imaginação. É narrado em ricas palavras e cores, que o transportarão a uma pequena aldeia localizada no Chade, um país africano. Lá você vai sentir o calor, saborear a refrescante chuva de manga e conhecer um rapaz chamado Tomás.
Coração de Tinta
Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.
Diáspora Africanas
Obra que reúne, num único volume, uma significativa massa de informações multidisciplinares sobre o universo da cultura africana e afrodescendentes.
Traz ao conhecimento de um público amplo assuntos até agora restritos a especialistas e de difícil acesso ao público leigo.
Os verbetes, em ordem alfabética, abrangem uma vasta área de conhecimentos, incluindo personalidades, fatos históricos, países, religiões, fauna, flora, festas, instituições, idiomas, etc.

Ioiô
Disseram que agora eu encontrei uma família. Pai e mãe. E um irmão. Disseram. Mas será mesmo? Dos sete anos que moro no orfanato, já vi um bando de gente entrando e saindo. E uns até voltando. No começo eu achava estranho, agora acostumei. Tá... não acostumei, e ainda acho estranho. Mas se repete. Os pais vêm, escolhem, gostam, depois se não gostam mais, devolvem. Tipo mercadoria. Só que gente não é brinquedo. Não dá pra ficar fazendo ioiô delas. Ioiô é de plástico e não tem coração. Órfãos têm. Geralmente, partidos
Dom Casmurro
Machado de Assis é um dos mais importantes escritores da literatura brasileira. 'Dom Casmurro' é uma de suas obras-primas. O livro apresenta o relato de Bentinho, que se crê traído pela mulher, Capitu, e pelo seu melhor amigo. É com orgulho que esta editora oferece aos seus leitores, em formato de bolso, este romance machadiano.
O Cortiço
Romance naturalista do brasileiro Aluísio Azevedo publicado em 1890 que denuncia a exploração e as péssimas condições de vida dos moradores das estalagens ou dos cortiços cariocas do final do século XIX.
Iracema
Romance brasileiro publicado em 1865 e escrito por José de Alencar, fazendo parte da trilogia indianista do autor. Os outros dois romances pertencentes à trilogia são O Guarani e Ubirajara.
A história da índia Iracema que se apaixona por um europeu, Martim Soares Moreno, personagem histórico real, mistura aspectos mitológicos da cultura indígena com a colonização do Brasil.

Os Sertões
Livro brasileiro, escrito por Euclides da Cunha e publicado em 1902. Trata da Guerra de Canudos, no interior da Bahia. Euclides da Cunha presenciou uma parte da guerra como correspondente do jornal O Estado de S. Paulo.
Suburbano Convicto
Cotidiano no Itaim Paulista Escrito por um antigo morador que foi criado naquele bairro.
Uma História não Contada
O racismo à brasileira - especialmente o racismo à paulista - é o tema desse livro. A obra enfoca para questões antigas e na história das relações raciais e da trajetória do negro no pós-abolição.
Do Conto a Poesia
Esta obra divide-se em duas partes. A primeira - 'Ruas de Fogo' - apresenta 12 contos do autor, entre eles Aparelho DVD; Último vagão; Morte e traição na Copa e O noia. Já a segunda parte - 'São Paulo - Selva de Pedra' - traz 12 poesias do autor, como Quem cala; Itaim Paulista; Revolucionário; Liquidificador, entre outras.
A Vingança do Judeu
O livro retrata fatos causados pelos preconceitos de raça, classe social e fortuna. 'A vingança do Judeu' mostra ao leitor, no desenrolar da trama, a influência exercida pelo Espiritismo sobre a sociedade.
"Esmeralda: Por Que Não Dancei" é o depoimento de quem esteve nas ruas desde os oito anos , convivendo com a violência, as drogas e a indiferença
A Elite
A vida no palácio não era tão ruim quanto América imaginava. Ou melhor: com todos os mimos e privilégios que estava tendo, ela já mal se lembrava de como era pertencer à casta Cinco. Ser Um, em compensação, era fácil: suas criadas eram costureiras talentosíssimas e faziam vestidos maravilhosos; os banquetes e as festas que frequentava eram incrivelmente divertidos; e o conforto em que vivia agora seria impensável alguns meses atrás. Além de tudo, quando sentia saudade de casa, tinha Aspen por perto. Ele era compreensivo, companheiro e tinha decidido colocar sua vida em perigo por ela - afinal, o que aconteceria se alguém descobrisse que, além de guarda do palácio, era ex-namorado de uma das candidatas? Era com Aspen que América contava nas horas mais difíceis.
A Garota do Trem
Todas as manhãs Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. O arrastar trepidante pelos trilhos faz parte de sua rotina. O percurso, que ela conhece de cor, é um hipnotizante passeio por galpões, caixas d’água, pontes, casebres e aconchegantes casas vitorianas. Em determinado trecho, o trem para no sinal vermelho. E é de lá que Rachel observa diariamente a casa de número 15. Obcecada com seus belos habitantes – a quem chama de Jess e Jason –, Rachel é capaz de descrever o que imagina ser a vida perfeita do jovem casal. Até testemunhar uma cena chocante, segundos antes de o trem dar um solavanco e seguir viagem.
A Cabana do Pai Tomas
Harriet Beecher Stowe nasceu em Litchfield, Connecticut, em 1811. Em 1832, mudou-se com a família para o Cincinnati. A proximidade com o estado escravista do Kentucky fez com que a defesa da causa abolicionista fosse um valor crucial para o clã, pródigo em professores, líderes religiosos e reformadores políticos. Em 1836, casa-se com Calvin Ellis Stowe. Em 1843, Stowe publica seu primeiro romance, The Mayflower. Em 1852, ela publica seu grande sucesso, A cabana do Pai Tomás, o primeiro romance a criticar abertamente a escravidão nos Estados Unidos, com grande repercussão nacional e internacional. Stowe faleceu em 1896, em Massachusetts.
Ver
"Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação."
Charles Chaplin
Assistir um filme juntinho com seu filho pode ser uma ótima forma de reforçar o vínculo entre vocês. "Este é um momento de união entre a família." ressalta Luíza Gonçalves, psicóloga e psicoterapeuta sistêmica de Florianópolis (SC), que alerta apenas para um porem: "Em vez de dar explicação sobre o filme, deixe em aberto para a criança fazer a interpretação dela. Vocês podem compartilhar o que pesam."
Fonte:http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/filmes-ver-pequenos
Aproveite as férias para assistir bons filmes ao lado dos seus filhos. Boa parte dos filmes que vamos indicar aqui pode ser assistido pelo youtube. Mais uma vez boas férias e bom divertimento!

Kiruku e a Feiticeira
Ao saber que a vila onde mora na África está sendo ameaçada por um ser maligno, uma criança pequena e seu tio guerreiro decidem lutar contra a força do mal. Na batalha para salvar a vila eles encontram novos amigos e enfrentam muitos inimigos
Milly, Molly
 Desenho animado produzido e exibido pelo Discovery Kids. A série retrata as aventuras de duas super melhores amigas de exatamente 8 anos, Milly Anderson e Molly Kannett. A série estreou no Discovery Kids Brasil em 4 de Janeiro de 2010
Garota Supersábia
Desenho animado que é exibido no canal pago por assinatura Discovery Kids que estreou em 3 de agosto de 2009 e conta a história de uma super-heroína com seu macaco, Capitão Caretas, e que usa seu vocabulário perfeito para ajudar a combater crimes com seus terríveis vilões, Doutor Cuca Dupla e o comparsa Charlie , Chico o Mauzão do Sanduba, Carniças, Teodoro Tobias 3º, Senhor Grandão, Vovó Ira, Punhos, Mascarado, Helena, Dona Redundância, Monstro da Energia e Glen.
 Inami
É um índio de 11 anos que vive com sua família na tribo dos Bellacaibos
Inami é uma série de desenho animado francesa criada por Françoise Charpiat e produzida pela Ellipse Animation em 2007.

O Menino Maluquinho
No final dos anos 1960, o Menino Maluquinho é um garoto normal, feliz e bem cuidado por sua família que, enquanto aproveita a infância brincando na rua com a turma, observa o mundo que o cerca e aprende a lidar com a vida.
James e o Pêssego Gigante
A vida de um menino órfão maltratado pelas tias cruéis toma um rumo surpreendente quando ele encontra um pêssego gigante com insetos falantes e embarca numa jornada extraordinária para chegar a Nova York, enfrentando diversos perigos pelo caminho.
Jumanji
Alan Parrish desapareceu quando era menino e ninguém acredita na história de seu amigo de que ele foi sugado por um jogo. Vinte e seis anos depois, duas crianças acham o jogo no sótão e, quando começam a jogar, Alan é libertado. Mas o jogo ainda não acabou e Alan precisa terminar antes de ser realmente libertado.
Sing - Quem Canta Seus Males Espanta
Buster é um coala empolgado que decide criar uma competição de canto para aumentar os rendimentos de seu antigo teatro.
Meu Pé de Laranja Lima
Zezé é um garoto de oito anos que, apesar de levado, tem um bom coração. Ele leva uma vida bem modesta, devido ao fato de seu pai estar desempregado há bastante tempo, e tem o costume de ter longas conversas com um pé de laranja lima que fica no quintal de sua casa. Até que, um dia, conhece Portuga, um senhor que passa a ajudá-lo e logo se torna seu melhor amigo.
E.T. – O Extraterrestre
As aventuras de um menino faz amizade com um pequeno alienígena inofensivo que é desamparado na Califórnia, longe do seu planeta.
O Feitiço de Áquila
O bispo de Áquila descobre que a sua amada, Isabeau está apaixonada por um cavaleiro. Enciumado, o bispo resolve lançar uma maldição sobre o casal, na qual durante o dia Isabeau se transforma em um falcão e à noite o cavaleiro toma a forma de um lobo. Dessa maneira o casal não pode se entregar um ao outro. A única esperança do apaixonado casal é o amigo Phillipe, conhecido como Rato, o único que conseguiu escapar das muralhas de Áquila.

Rainha de Katwe
Phiona é uma garotinha que mora com a família em uma favela de Uganda. Um dia, ela decide assistir a uma aula de xadrez e se interessa tanto pelo jogo que acaba virando uma grande enxadrista
Doce de Mãe
Dona Picucha, uma animada senhora de 85 anos, sempre causa grandes confusões. A vida dela e dos seus quatro filhos sofre uma reviravolta depois que Zaida, empregada e amiga de Dona Picucha, anuncia que vai se casar e não poderá mais morar com ela.
Hairspray - Em Busca da Fama
Em 1960, uma adolescente de Baltimore, Tracy Turnblad, apaixonada por dança, se inscreve para participar de um programa local, chamado The Corny Collins Show, e é aceita. Da noite para o dia, torna-se uma celebridade e eleva seu estilo irreverente de dança no show. O fato de ser popular é suficiente para terminar o reinado de Corny e provocar uma integração racial.
Labirinto - A magia do tempo
Frustrada por ter de cuidar do irmão caçula enquanto seus pais estão fora, a adolescente Sarah sonha em se livrar da criança, que não para de chorar. Atendendo seu pedido, o Rei dos Duendes, personagem de um dos livros de Sarah, ganha vida e sequestra o bebê. Arrependida, a menina terá de enfrentar um labirinto e resgatar o irmão antes da meia-noite para evitar que ele seja transformado em um duende.
A Teoria de Tudo
Baseado na história de Stephen Hawking, o filme expõe como o astrofísico fez descobertas relevantes para o mundo da ciência, inclusive relacionadas ao tempo. Também retrata seu romance com Jane Wilde, uma estudante de Cambridge que viria a se tornar sua esposa. Aos 21 anos de idade, Hawking descobriu que sofria de uma doença motora degenerativa, mas isso não o impediu de se tornar um dos maiores cientistas da atualidade.
Mãos Talentosas
O Dr. Ben Carson, neurocirurgião de fama mundial, tem origem humilde e protestante em Detroit. Ele torna-se diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos, aos 33 anos
Mentes Perigosas
Louanne Johnson, uma oficial da marinha, abandona a vida militar para ser professora de inglês. Porém logo na primeira escola em que trabalha, ela se depara com diversas barreiras, tendo que lidar com a rebeldia dos alunos. Como a professora não consegue a atenção da sua classe, ela parte para outra forma de ensino e passa a dar aulas com karatê e músicas de Bob Dylan, tentando ajudar a turma através de métodos pouco convencionais
Sarafina! O Som da Liberdade
Durante os anos 1970, na África do Sul, acontece o Apartheid. Nesse contexto, uma jovem estudante negra chamada Sarafina (Leleti Khumalo) é mais interessada em garotos do que em direitos civis. Só que quando sua brilhante professora Mary Masembuko (Whoopi Goldberg) ensina aos alunos sobre a opressão sofrida pelos africanos negros, Sarafina adquire uma consciência política sobre a sua realidade. Ao lado de seus colegas, ela organiza um levante, com direito a números musicais, para abrir os olhos dos demais em relação às restrições impostas pelo governo.
Histórias Cruzadas
Nos anos 60, no Mississippi, Skeeter é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark, a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões
férias
Share by: